toques de capoeira

21/06/2010 12:32

 

Os toques existentes no Grupo de Capoeira Angonal

1 – Angola

6 – lúna

11 – Amazonas

2 – São Bento Pequeno

7 – Miudinho

12 – Lamento

3 – São Bento Grande

8 – Barravento

13 – Muzenza

4 – Santa Maria

9 – Benguela

14 – São Bento Grande da Regional

5 – Idalina

10 – Cavalaria

15 – Samba de Roda

 

JOGO DE ACORDO COM OS TOQUES

 

1 - ANGOLA CONTEMPORÂNEA.
Bateria formada com três berimbaus (um berra-boi, um gunga (médio) e um viola), cada berimbau faz um toque diferente, ou seja, um toca Angola, o segundo São Bento
Pequeno e o terceiro São Bento Grande. Pandeiro, um atabaque, um agogô e reco-reco.
O berra-boi é o berimbau que comanda a roda, ou seja, o berimbau mestre, ele diz a velocidade do jogo, lento ou acelerado, está sempre em poder do mais graduado da bateria.
É um toque sem palmas, os integrantes da roda só respondem fazendo o coro.
Durante o cântico da Ladainha, não se é permitido o jogo, esta permissão é dada após a louvação “Iê viva meu Deus...”.

2 - SANTA MARIA - HINO DA CAPOEIRA.
Considerado, pelo Mestre Bimba, o Hino da Capoeira Moderna. A bateria é composta de três berimbaus, um pandeiro e um atabaque. Na tradição é jogo de navalha

3 - IDALINA.
Descoberto pelo Mestre Bimba. Bateria composta de três berimbaus, um pandeiro e um atabaque. Hoje, tradicionalmente, é jogo de faca.

4 - IÚNA COMTEMPORÂNEA.
Sem cânticos e com ou sem palmas, usado para jogo de graduados (aluno formado). A bateria é composta de três berimbaus, um pandeiro e um atabaque.

5 - MIUDINHO
Descoberto pelo Mestre Suassuna, toque com ou sem cântico. Um jogo de dentro com velocidade, com movimentação de chão, por isso é chamado de miudinho. A bateria é composta de três berimbaus, um pandeiro, um atabaque reco-reco e agogô.

6 - BARRAVENTO
Descoberto pelo Mestre Mintirinha, em 1965, no Rio de Janeiro, quase sempre cantado, um jogo de velocidade com movimentos circulares em cima, sem ginga tradicional, velocidade X força. Abateria é composta de três berimbaus, um pandeiro e um atabaque.

7 - BENGUELA
Descoberto pelo Mestre Bimba como “Angola da Regional”, toque com cântico, um jogo de floreio e técnico. A bateria é composta de três berimbaus, um pandeiro e um atabaque.

8 - CAVALARIA
Tradicional sem jogo e canto, toque de debandar ou aviso. Na Cavalaria contemporânea é aviso de que existe pessoa não grata na roda ou chamada de atenção do aluno.

9 - AMAZONAS
Descoberto pelo Mestre Bimba, sem cântico. Hoje é usado para homenagear um mestre importante na roda. Toque de homenagem.

10 - LAMENTO
Toque sem cântico, fúnebre, onde se lamenta a morte de um capoeira, sem jogo, com concentração e com um minuto de silêncio.

11 - MUZENZA.
Descoberto pelo Mestre Canjiquinha, sem cântico. Toque inspirado na Muzenza dos Orixás (no atabaque, bate-se o Congo).

12 - SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
Descoberto pelo Mestre Bimba, com ou sem cântico. Jogo ligeiro e agressivo, usado em rodas livres, jogo de dentro com quedas, balões cinturados.

13 - SAMBA DE RODA.
Toque quase sempre cantado, é a origem do "samba", usado nas rodas de batuqueiro, sambando, um tenta dar banda ou rasteira no outro que fica de pé parado (plantado) tentando sair para não cair. Hoje é usado só para sambar nos "Sambas de Roda".